5 atitudes para atender bem e se diferenciar

A saúde é o valor mais importante que a farmácia pode entregar para uma pessoa.

Dia a Dia da Farmácia

Tempo de Leitura: 4m

5 atitudes para atender bem e se diferenciar

A saúde é o valor mais importante que a farmácia pode entregar para uma pessoa. A oferta de serviços e medicamentos para a manutenção da vida tem o poder de gerar um forte relacionamento. Mas a chave para tornar a experiência na farmácia realmente especial é o Atendimento.

Se para o consumidor um atendimento atencioso e acolhedor gera bem-estar, para o profissional da farmácia, seja ele o farmacêutico ou o balconista, atender bem pode ser a forma mais eficaz de se diferenciar e gerar fidelidade do cliente

“Com tecnologias que entregam tudo na mão, seja informação no celular, ou medicamento comprado pela internet, por que a pessoa irá à farmácia no futuro? Para encontrar calor humano, cuidado, aconselhamento e atenção. Isso só se consegue com um bom atendimento”, afirma Cassyano Correr, coordenador do programa de assistência farmacêutica avançada da Abrafarma.

Conheça 5 atitudes para um bom atendimento que vão fazer a diferença na sua carreira.

1- Atenção à linguagem não-verbal

A comunicação não é feita apenas por fala e escrita. Então os gestos, postura e expressão facial fazem parte da linguagem não-verbal e são importantes no atendimento. Receber o cliente com um sorriso ajuda na aproximação. O contato olho no olho transmite confiança. Dar atenção plena à conversa gera segurança no cliente e demonstra consideração.

2- Use a empatia

Empatia significa se colocar no lugar do outro. Muitas vezes, ao procurar uma farmácia, a pessoa está passando por uma situação difícil e precisa se sentir acolhida e cuidada. Então não julgue ou rotule os clientes previamente e aja de forma positiva.

3- Explique com clareza

Leigos na área de saúde e idosos podem ter mais dificuldades para compreender e interpretar termos médicos e prescrições. Então usar uma linguagem acessível e simples pode ajudar na adesão aos medicamentos e ao tratamento.

4- Busque informação

Categorias de produtos, medicamentos genéricos, posologias, legislação, programas de descontos. Certamente é muita coisa para assimilar. Por isso, procure conteúdo de confiança para ajudá-lo a aprender. Afinal, existe muita informação disponível e estar preparado gera mais confiança e torna a conversa fluida durante o atendimento.

5- Aprenda a se automotivar

Busque sempre apoio e incentivo para melhorar e torne o local de trabalho alegre e agradável. Valorize o trabalho em equipe e ajude a criar um diferencial para sua empresa.

Agindo assim, você conseguirá se tornar um elo importante entre o cliente e a farmácia. Então fazer a diferença pelo bom atendimento é também uma ótima forma de impulsionar a carreira.

Fonte

  • Manual de Orientação ao Farmacêutico – Conduta e Postura Profissional (CRF-SP)
  • Neo Química – Qualidade do Atendimento na Farmácia | Por Dentro da Farmácia

A saúde é o valor mais importante que a farmácia pode entregar para uma pessoa. A oferta de serviços e medicamentos para a manutenção da vida tem o poder de gerar um forte relacionamento. E a chave para tornar a experiência na farmácia realmente especial é o atendimento.


Conteúdos relacionados


Quem viu este também viu: