As 10 principais ameaças à saúde: como combater
Conheça as 10 principais ameaças à saúde, segundo a OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) listou Dez Prioridades Mundiais para a Saúde neste ano. A lista inclui desde a poluição ambiental, que pode causar várias doenças, até a relutância em vacinar, um movimento que ameaça reverter o progresso feito no combate a muitas enfermidades. Então veja, a seguir, quais são elas.
1.Poluição do ar e mudanças climáticas
Segundo a OMS, 9 em cada 10 pessoas no mundo respiram ar poluído. Isso resulta na morte prematura de 7 milhões de pessoas todos os anos, por causa de doenças como câncer, acidente vascular cerebral e problemas cardiovasculares e pulmonares.
2.Doenças crônicas não transmissíveis
Diabetes, hipertensão, câncer e outras doenças crônicas são responsáveis por 70% das mortes no mundo. São cinco os principais fatores de risco: tabagismo, sedentarismo, uso nocivo do álcool, alimentação inadequada e poluição do ar.
3. Pandemias de gripe
A OMS monitora a circulação dos vírus influenza para detectar possíveis pandemias. Todos os anos a organização recomenda quais cepas devem ser incluídas na vacina para proteger as pessoas da gripe sazonal e evitar a disseminação da doença.
4. Cenários de fragilidade e vulnerabilidade
Mais de 1,6 bilhão de pessoas, ou 2% da população mundial, vivem em locais com crises prolongadas, decorrentes de fatores como seca, fome, conflitos e deslocamento populacional. Essas crises fragilizam o Sistema de Saúde bem como impedem o acesso a cuidados básicos.
5. Resistência antimicrobiana
O desenvolvimento de antibióticos e antivirais certamente é um dos maiores êxitos da medicina moderna. Mas a resistência cada vez maior de bactérias, parasitas, vírus e fungos a estes medicamentos ameaça o tratamento de infecções como a pneumonia e a tuberculose.
6. Ebola
Em 2018, a República Democrática do Congo foi palco de dois surtos de ebola e, neste ano, vários novos casos foram registrados. Isso é crítico, porque trata-se de um agente patogênico que mata e causa problemas de Saúde Pública.
7. Atenção primária de saúde
A atenção primária é o primeiro ponto de contato das pessoas com o sistema de saúde. Com um atendimento eficaz, é possível afastar uma série de doenças e identificar outras. Mas, segundo a OMS, muitos países dão pouca atenção para a Saúde Primária.
8. Relutância em vacinar
A hesitação em vacinar ameaça reverter o progresso feito no combate a várias doenças. Vacinas previnem de 2 a 3 milhões de mortes por ano, segundo a OMS. Doenças como o sarampo, que registrou um aumento de 30% nos casos em todo o mundo, podem ser evitadas com a vacinação.
9. Dengue
Essa é uma velha conhecida nossa. A OMS pretende, até 2020, diminuir em 50% as mortes causadas pela dengue. Em todo o mundo, são cerca de 390 milhões de infecções por ano.
10. HIV
Os progressos contra o HIV têm sido enormes, com o fornecimento de antirretrovirais para 22 milhões de pessoas no mundo. Entretanto, a doença continua se alastrando, com quase 1 milhão de mortes a cada ano.
Informação é Saúde
Ao mapear esses problemas e classificá-los como prioridade, a OMS quer garantir que 1 bilhão de pessoas no mundo possam ser protegidas de Emergências de Saúde somente neste ano.
Mas o que você pode fazer para contribuir com o mundo? Conhecendo esses dados é possível, por exemplo, orientar os clientes da farmácia, bem como explicar a importância de cuidados básicos, como a vacinação, e auxiliar na prevenção de doenças crônicas, com a adoção de hábitos saudáveis de vida. Então que tal ajudar nessa cruzada?
Fonte
- Organização das Nações Unidas Brasil