Envelhecimento e seu impacto na saúde dos idosos.

Envelhecimento e seu impacto na saúde dos idosos.

Saúde e Bem-Estar

Tempo de Leitura: 7s

As pesquisas apontam que o número de pessoas acima dos 60 anos só cresce, fruto do aumento na expectativa de vida. Atualmente, são 28 milhões de brasileiros passando pelo processo de envelhecimento – número este que deve dobrar nas próximas décadas1. No entanto, envelhecer faz com que o corpo passe por diversas transformações, e por isso, a preocupação com a saúde e com a qualidade de vida nessa fase deve ser redobrada.

Algumas destas muitas alterações são: perda de força, de flexibilidade, de massa óssea, redução de massa muscular, aumento de gordura corporal, e redução na eficiência da imunidade 2.

E é por conta de tantas mudanças que ocorrem no organismo que, para este público, uma alimentação equilibrada pode fazer toda diferença! O consumo de nutrientes, dentro das recomendações diárias, é essencial. Porém, sabe-se que nem sempre a alimentação diária consegue suprir essa demanda. É neste momento que suplementos podem ajudar a atingir essas quantidades adequadas - e se este for desenvolvido especialmente para este público, melhor ainda!

Centroactive Sênior é um complemento alimentar formulado para seniores, que contém vitaminas e minerais em quantidades que ajudam nas necessidades diárias deste público.

- IMUNIDADE: A partir dos 60 anos, a imunidade começa a decair, já que há uma perda de células de imunidade. Esse quadro faz com que o sistema imune combata ameaças com menos eficácia, podendo deixar o idoso mais vulnerável3. Para ajudar nas defesas do corpo, a vitamina C, ferro e selênio têm efeitos cientificamente comprovados. Enquanto a vitamina C estimula a produção dos glóbulos brancos (células essenciais para a imunidade)4, o ferro ajuda no crescimento de outras células do sistema imune4. Por fim, enzimas que dependem de selênio para funcionar são importantes para o funcionamento de células chamadas “natural killers”, que destroem células estranhas ou infectadas por vírus5.

- FORÇA MUSCULAR: Estudos mostram que idosos com sarcopenia, síndrome caracterizada pela perda progressiva da massa muscular e da força (causados pelo envelhecimento) apresentam baixo consumo de proteínas e deficiência de vitamina D 6.

- SAÚDE DOS OSSOS: A osteoporose, condição caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea, com consequente aumento do risco de fraturas, atinge atualmente cerca de 10 milhões de pessoas no mundo, sendo que 34 milhões sofrem 

com as consequências da baixa densidade mineral óssea, que também pode fazer a chance de fraturas subir. Além do risco para a saúde, as fraturas geram grande impacto na qualidade de vida do idoso, muitas vezes tornando-o dependente do cuidado de outras pessoas e com menos autonomia, mesmo que temporariamente7. Uma medida preventiva importante é a suplementação de cálcio e vitamina D, capaz de reduzir a perda de densidade mineral óssea7.

Centroactive Sênior contém vitaminas e minerais essenciais, além de 8g de proteínas.

CENTROACTIVE. Alimento isento de registro conforme RDC27/10. CONTÉM GLUTÉN. Novembro/2020

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

  1. Censo 2021. Idosos indicam caminhos para uma melhor idade. Disponível em: <https://censo2021.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/24036-idosos-indicam-caminhos-para-uma-melhoridade.html#:~:text=O%20Brasil%20tem%20mais%20de,divulgada%20em%202018%20pelo%20IBGE>. Acesso em out. 2020.

 

  1. Filho MLM, Zanella AL, Aidar FJ, Silva AMS, Salgueiro RS, Matos DG. Atividade física e envelhecimento humano: a busca pelo envelhecimento saudável. RBCEH. 2010; 7(1): 97-106.

 

  1. Chandra RK. Nutrition and the immune system from birth to old age. Eur J Clin Nutr. 2002; 56 Suppl 3:S73-6

 

  1. Wintergerst ES, Maggini S, Hornig DH. Immune-enhancing role of vitamin C and zinc and effect on clinical conditions. Ann Nutr Metab. 2006;50(2):85-94.

 

  1. Drake VJ. Immunity In Depth. Disponível em: . Acesso em: out. 2020.

 

  1.  
  2. Freitas AF, Prado MA, Cação JC, Beretta D, Albertini S. Sarcopenia e estado nutricional de idosos:  uma revisão da literatura. Arq. Ciênc. Saúde. 2015; 22(1): 09-13.

 

Bringel AL, Andrade KFS, Junior ND, dos Santos GG. Suplementação Nutricional de Cálcio e Vitamina D para a Saúde Óssea e Prevenção de Fraturas 

  1. Osteoporóticas. Revista    Brasileira    de    Ciências    da    Saúde. 2014; 18(4): 353-8.

 

 

  1. Rotulagem do produto Centroactive.

Envelhecimento e seu impacto na saúde dos idosos.


Quem viu este também viu: