Tratamentos não medicamentosos

Conheça mais sobre a psicoterapia e seus benefícios no dia a dia

Quem não conhece aquela famosa cena do filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, em que um trabalhador de uma fábrica sofre um colapso mental devido às cobranças da vida moderna? Mesmo com os avanços desde os anos 30, quando o filme foi lançado, as pessoas ainda sofrem com a pressão da vida profissional ou pessoal e, caso não sejam cuidadas, os impactos físicos e psicológicos podem ser graves.

No campo profissional, os transtornos mentais, como a ansiedade e o estresse, podem ser provenientes de situações inerentes ao processo de trabalho e sua organização. Entre os profissionais afetados, estão também aqueles que integram os serviços de saúde, envolvendo farmacêuticos e auxiliares de farmácia.

O papel desses profissionais e, consequentemente, da assistência farmacêutica, sofreu profundas mudanças durante o século 20, o que culminou em um grande aumento de atribuições, submetendo diariamente tais profissionais a fatores estressores.

Para evitar complicações, tanto psicológicas quanto físicas, nos últimos 50 anos, um campo terapêutico que se desenvolveu enormemente foi o da psicoterapia. Esse tipo de tratamento trabalha, a partir do diálogo entre duas pessoas, as questões emocionais, oferecendo uma abordagem construtiva e conexões com o subconsciente a fim de prevenir e lidar com questões psicológicas do paciente.

Apesar de extremamente benéfica em relação à saúde, a psicoterapia não se limita apenas à prevenção ou tratamento de patologias. Confira mais alguns de seus benefícios:

Autoconhecimento

A capacidade de compreender melhor a si mesmo, seus valores e objetivos pessoais, aprendendo a administrar melhor seus sentimentos.

Motivação

Auxilia a trazer à tona o agente causador da falta de motivação do paciente, evitando, assim, problemas recorrentes em sua vida pessoal e profissional.

Lidar com frustrações

O paciente desenvolve a capacidade de reconhecer e lidar com as frustrações do dia a dia, proporcionando uma melhor forma de administrar suas expectativas.

Superar conflitos

Proporciona formas alternativas de lidar com situações conflitivas que, normalmente, causariam problemas de foco ou estresse.

Melhoria dos relacionamentos interpessoais

Estar preparado para lidar e conviver com outras pessoas é essencial para qualquer ser humano. A psicoterapia promove o desenvolvimento de habilidades sociais com o intuito de melhorar os relacionamentos.

Devido à importância do profissional de psicologia e com a imposição de diversas restrições em decorrência da Covid-19, medidas tiveram que ser tomadas para otimizar o atendimento durante a pandemia.

Para isso, o Conselho Federeral de Psicologia (CFP) publicou, na edição do Diário Oficial da União do dia 30/03/2020, a Resolução CFP nº 04/2020, que visa flexibilizar e otimizar o atendimento à população, flexibilizando as formas de atendimento e facilitando o acesso a psicólogos on-line. Para conferir a resolução completa, clique aqui.

Como você pode perceber, a psicoterapia não só é benéfica, mas também essencial para todas as pessoas que buscam mais qualidade em sua vida pessoal e profissional. É por isso que, pensando no seu bem-estar, nós fizemos uma parceria com a OrienteMe, uma plataforma on-line com psicólogos disponíveis para dar o apoio que você precisa na hora que quiser.

Referências consultadas:

Relacionados

Quem se interessou por esse conteúdo, também se interessou por: